terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Amazon e o dilema da Tostines

Uma das peças mais brilhantes da propaganda brasileira está no dilema dos biscoitos Tostines. A propaganda colocou na cabeça dos consumidores uma pergunta bem simples: os biscoitos Tostines vendem mais por que são fresquinhos ou são fresquinhos por que vendem mais?
Uma pergunta besta, que encerra todos os mistérios do mundo!
Uns meses atrás eu recebi um e.mail da Amazon. Era aquele e.mail que todos os autores independentes sonham. Aquele que vai transformar sua vida, colocar toda sua rotina de cabeça para baixo e deixar você de cabelo em pé! Eles manifestavam interesse em promover um dos meus livros em suas promoções e queriam minha autorização para isso. Na sequência aquela listinha de regras e procedimentos que eu deveria adotar para que o meu livro fosse incluído.
Todos estão carecas de saber que a maior dificuldade que um autor independente enfrenta é a promoção do livro. Se nenhum homem é uma ilha, o autor independente é. E não há tuques ou receitinhas que mude isso. Ter o seu livro incluído nos e.mails promocionais da Amazon é o bote salva-vidas que todos esperam! São milhões de leitores listados na base de dados da gigante que mais vende livros no planeta. E o melhor, são e.mails qualificados, colocando nossos livros diante de pessoas que estão prá lá de habituadas a comprar na Amazon, sem que você fique explicando como funciona o leitor Kindle ou tentando convencer que o cartão de crédito não é obra do demônio!
E o meu livro entrou em promoção. Até agora foram três. E eu estou com quatro livros qualificados, ajustados e habilitados para participar de outras, sempre a convite da própria Amazon! O problema é que eu entrei naquelas promoções que misturam milhares de outros e.books, cuja divulgação fica a cargo única e exclusivamente do próprio autor. E cá estou, outra vez na minha própria ilha.
E eu continuo recebendo os e.mails regulares com as várias promoções mantidas pela Amazon. E, junto com as promoções, recebo a divulgação dos e.books mais vendidos... Claro que são os mesmos que aparecem nos e.mails promocionais da Amazon. Aí surge o dilema: os e.books mais vendidos estão ali por que foram promovidos pela Amazon ou são promovidos pela Amazon por que vendem mais? É óbvio aque agora eu sei a resposta desse dilema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário