quinta-feira, 24 de julho de 2014

Você costuma classificar sua leitura?

Você já deve ter visto em muitos sites esse conjunto de estrelinhas aí do lado. Normalmente elas aparecem sem cor, apenas traço. E quantas vezes você simplesmente ignorou esse conjunto?
Tenho a impressão de que o brasileiro é muito distraído – senão relapso! – nesse tipo de avaliação. Acredite, esse tipo de feedback tem um papel fundamental para quem está utilizando aquele site.

Vou se exageradamente direto nessa descrição. Parece incrível, mas muito usuários de internet simplesmente  ignoram a função de alguns recursos. As estrelas servem para avaliação do serviço que você está utilizando. Normalmente são cinco estrelas dispostas e fila, num ícone clicável. O sistema de avaliação considera o registro de notas de 1 a 5, sendo 1 = Péssimo e 5 = Excelente. Portanto, se você selecionar uma estrela, você está registrando que aquele serviço é péssimo; duas estrelas, ruim; três estrelas, regular; quatro estrelas, bom; e cinco estrelas, excelente! Com base nas suas avaliações, o gestor da página poderá fazer ajustes e correções, se as avaliações forem muito ruins. 

O sistema também serve de referência para outros usuários. No caso de sites de compra elas são fundamentais na avaliação de produtos. Você vai ficar muito mais tranquilo em comprar um produto ou serviço que tiver boas avaliações e nem vai chegar perto de produtos que tenham avaliações ruins.


Para o escritor independente, essas estrelinhas são as melhores amigas, quase anjos protetores. Um autor indie não tem muitos amigos. Ele está longe dos departamentos de marketing das grandes editoras. Não tem quem fale bem dele, nem quem o promova. Não conta com uma equipe de analistas de redes sociais. Enfim, um autor independente é praticamente um cavaleiro solitário. Coitado, nem o Tonto está ao seu lado!


O único que pode falar bem do autor independente é o leitor. A relação escritor-leitor está ficando cada vez mais próxima e direta. O leitor é o seu único amigo, seu conselheiro, seu promotor. É o leitor quem vai defender um escritor independente nas redes sociais. Para esse autor, a avaliação do seu trabalho nos sites de venda é praticamente uma condição de vida ou morte.


Ok, chega de drama. É importante destacar que sites como a Amazon dão muita importância para as avaliações recebidas pelas obras publicadas no seu espaço. Não se trata apenas de estabelecer a confiança na qualidade do produto, mas na maneira como a empresa irá se relacionar com aquele autor. Livros bem avaliados significam popularidade. Autores populares representam maior possibilidade de faturamento, logo, um livro que recebe várias avaliações positivas é visto com outros olhos pela gigante editorial.


Se você leu e gostou de um trabalho, marque as estrelinhas. Faça sua avaliação. Diga para outras pessoas porque vale a pena comprar aquele livro. Tenha em mente que os rumos do mercado editorial estão cada vez mais em suas mãos. 


Claro, o leitor também pode detestar a obra. Mas aí é outro problema. A avaliação negativa também é uma boa referência; ajuda na reavaliação do trabalho; na mudança de rumos. Ou, quem sabe, em trocar de profissão. Como eu disse, o mercado editorial está cada vez mais nas suas mãos. 

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